segunda-feira, 6 de julho de 2009

Projeto de lei exige diploma de jornalismo em concursos públicos mineiros

Enfim, em Minas uma boa notícia!
"Taí" talvez eu lembre do candidato na próxima eleição se tiver mais projetos interessantes...

Uma semana depois do Supremo Tribunal Federal ter eliminado a exigência do diploma de jornalista para o exercício da profissão, o deputado estadual Alencar da Silveira Jr. apresenta um projeto de lei na Assembléia Legislativa de Minas Gerais que exige o diploma para ocupação de cargos nos órgãos públicos do Estado através de concursos. Segundo a proposta, o direito a ocupar as vagas será privativo de profissionais formados em curso superior de Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação.
Se aprovada, a lei proibirá que profissionais de outras áreas sejam aprovados em seleções para cargos que exerçam atividades inerentes ao trabalho de jornalista, como reportagens, entrevistas, escritas ou faladas e redação, condensação, titulação, interpretação, correção ou coordenação de matéria a ser divulgada.
Radialista e jornalista, o deputado Alencar da Silveira argumenta que a exigência do diploma nos órgãos públicos é uma maneira de zelar pela qualidade da informação diante do fim da exigência do diploma. “O jornalista, sobretudo o que atua em órgãos públicos, além de técnica, tem que ter uma formação ética e comprometida com a informação de qualidade, já que é ele que dá transparência às ações do poder público. E isso nós só aprendemos nos bancos das faculdades”.
Para o deputado, a lei não mudará a dura realidade que os jornalistas brasileiros enfrentam nesse momento, porém “com esse tipo de medida e com os esforços das entidades de classe, dos jornalistas e de toda a sociedade, podemos pressionar para uma nova regulamentação da profissão. È isso que queremos”, frisou.
Fonte: Sindicato dos Jornalistas de Minas

Um comentário:

Ivy disse...

É Vanessa, pelo visto, o jeito vai ser ir pra Minas através dos Concursos Públicos...porque aqui em São Paulo a coisa ta feia para os "focas" (como eu) rs.

Ivy Garcia