quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Remédios para emagrecer



Fui à endocrinologista e mais uma vez estou em dúvida se vou fazer uso de remédio para emagrecer. Ela me receitou sibutramina junto com a fluoxetina porque não estou conseguindo emagrecer, mas considero muito mais emocional a causa do que fisiológica. Eu conheço todos os efeitos dos remédios para emagrecer porque já usei quase todos. O único que não usei foi o Xenical porque não faria o efeito desejado, segundo a médica. Na verdade, faz um tempo que ela já me receitou a sibu, mas não quero tomar porque vou ser vítima mais uma vez do efeito sanfona se definitivamente não aprender a me controlar. Então, não sei se tomando o remédio eu conseguiria manter depois.

Fiz uma lista dos remédios existentes no mercado e estou colocando na balança minha experiência.

- Antidepressivos: atuam na liberação de serotonina, um neurotransmissor que regula a sensação de saciedade. Remédios como a fluoxetina são indicados para pessoas com problemas de transtorno alimentar. Devem ser ingeridos estritamente com orientação médica. Não deu certo comigo, não emagreci muito, só fiquei mais relax. Também nunca tomei associado a sibu.

- Derivados de anfetamina: os mais conhecidos são os princípios ativos femproporex e a anfepramona. Atuam no sistema nervoso central diminuindo o apetite. Podem causar dependência, irritabilidade, insônia, taquicardia, sensação de boca seca, dor de cabeça, constipação, problemas de pressão arterial e alterações de humor. Emagreci pouco e você sente mesmo os efeitos colaterais citados acima, o que não compensa o uso, porque parece que vamos enlouquecer.

- Orlistate: a substância ativa do Xenical diminui em 30% a absorção da gordura absorvida pelo intestino. Considerado uma medicação segura, pode ser usado por tempo indeterminado desde que seja acompanhado de dieta. Foi o único que não usei.

- Rimonabanto: conhecido como "pílula antibarriga", o princípio ativo diminui o apetite e a formação de gordura, principalmente na região do abdome. Com a redução da gordura da região, há uma melhora no diabetes, na hipertensão e no nível de colesterol e redução do triglicérides. O uso indiscriminado pode causar sensação de boca seca, náusea e enjôo. É contra-indicado em pessoas com histórico de depressão. O Acomplia já foi retirado do mercado mundial, o que foi uma pena. Eu emagreci 4 kg no primeiro mês, o que é considerado saudável, e perdi 8cm de barriga. Minhas calças caiam, fora que não senti efeitos colaterais, só uma TPM brava, mas passou no segundo mês.

- Sibutramina: atua no sistema nervoso central, aumentando a sensação de saciedade. Baixo risco de dependência e de problemas arteriais. Apresenta probabilidade reduzida de efeitos colaterais como sensação de boca seca, irritabilidade, insônia e taquicardia. Eu tive esses efeitos colaterais, mas passei muito mal na época porque tive que tomar antibiótico junto. Meu estômago atacou e fiquei muito deprê. Emagreci também.

O melhor resultado que consegui foi com o programa do Vigilantes do Peso. Emagreci 20kg. Só que voltei tudo por falta de disciplina alimentar mesmo. Estou querendo voltar para a nutricionista e acabar com esse problema, sem remédios. É difícil viu!!!

4 comentários:

Granma disse...

Oi Vanessa!

Adorei esse post. Bem informativo, útil e claro. Se todos os blogs fossem assim...
Durante bastante tempo (6 anos), usei derivados de anfetaminas (femproporex e anfepramona), associados à fluoxetina e clordiazepóxido. E durante muito tempo, pensei que estava no caminho certo. Afinal, com esses medicamentos, emagreci 33 Kg!!! Mas quando enfim, decidi parar, a compulsão alimentar voltou com força total e engordei tudo de novo. Hoje, não aconselharia a ninguémm o uso de anfetaminas. Talvez a sibutramina seja uma opção melhor, sendo associada a uma psicoterapia. Hoje me arrependo de não ter seguido esse outro caminho, sabe?


Desejo sucesso.
Bjocas
Vi

Lê disse...

Nossa Vá! Não imaginava que eram taaaantos efeitos colaterais assim. Pensa com calma... Será que faz mal vc tomar e depois ir dimuindo as doses? Sei lá... sou leiga nisto.

Bjs e força na peruca!

Anônimo disse...

Eu sou do tipo resistente a remédios. O que derruba todo mundo, me deixa light, light.
Sibutramina nunca fez o menor efeito em mim, assim como a fluoxetina usada para depressão e não para emagrecimento.
No final o que mais funcionava eram as anfetaminas, so que com o mínimo de efeitos. Por isto fico tão tentada a usa-los....
Descobri que existe uma tecnica, que é o balão inserido no estômago. Parece ter resultados sem grandes efeitos

JUZIANE disse...

oi como vi que na tua mamo tu teve alguns problemas gostaria de te perguntar umas coisas,eu fiz uma pelo sus fazem 21 dias ,nossa doi de mais tive alguns seromas que drenaram so que uma das mamas esta com a cicatriz horrivel ,parece que esgaçou,na reta do t e na aureula o medico tirou os curativos e pediu pra mim laver bem no banho so que tem uns pedaçinhos na custura que estao tipo ferida com um pouco de pus que cola na gase que pediu pra por entre o bico e o sutian,mulher to desesperada pois o medico viu com 15 dias e disse que tava bem so era pra mim lavar e nao tirou os pontos .so que ela ja tava desse jeito.parece que esgaçou sabe os pontos estao fechados mais ao redor parece que abriu uma canaleta na pele,nao sei o que fazer pediu pra eu retornar so daqui 15 dias ,