quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Tristeza

Do grande Vinicius de Moraes

Tristeza
Por favor vai embora
A minha alma que chora
Está vendo o meu fim

Fez do meu coração
A sua moradia
Já é demais o meu penar

Quero voltar àquela
Vida de alegria
Quero de novo cantar

la ra rara, la ra rara
la ra rara, rara
Quero de novo cantar



quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Simples desabafo


Perdi minha identidade. Deixei a vida levá-la embora. Levou de mim a essência da esperança em meu ser. O desânimo e as decepções só me fazem doer o coração, enxergar as saídas nessa escuridão é mais difícil do que pensei. Ter a possibilidade de sempre recomeçar é um privilégio, uso todas as forças. Estou exausta de dar e não receber algo em troca. Acordar todos os dias na incerteza do certo é muito ruim. Pior seria se também me tirassem a esperança, embora tenha perdido a essência, o doce perfume permanece na memória. Os sonhos são inabaláveis por enquanto. Ah! O que seria de mim não fossem eles? Portanto, mudar aquilo que está intrínseco a condição da minha vida é ainda mais árduo do que minhas tentativas. O triste é saber que um dia eu não fui assim. A vida foi aos poucos me levando a tal situação e nem percebi. Sair é mais complicado e é preciso muita coragem. Foi necessário buscar minha identidade de volta no arquivo das pessoas. Sempre me contado e me lembrando quem eu era, quem eu sou. Devido a um processo simbiótico, quase não encontro a Vanessa. Ai que saudade de mim mesma! Por favor, volte logo!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Cruzeiro é eleito o melhor time brasileiro do século 20

Foi mal amigas atleticanas, mas a seleção é azul! Zeroooooooooooooooooooo!
Essa é minha alegria de coração, ver o Cruzeiro jogar no Mineirão, tudo que eu fiz na vida foi te amar, esse meu sentimento não vai parar! Cruzeirense apaixonada!!!

Cruzeiro é eleito o melhor time brasileiro do século 20, segundo a IFFHS
Levantamento foi divulgado nesta sexta-feira no site oficial da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol
O Cruzeiro é o melhor time brasileiro do século 20. Um levantamento realizado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), que baseou o estudo qualificando os clubes da América do Sul que disputaram competições internacionais no século passado, a exemplo do que fez na Europa, coloca o clube mineiro como o melhor do país no período. As informações estão publicadas no site oficial do time celeste.

Dono da taça em sete competições sul-americanas no século passado (Taça Libertadores da América 1976 e 1997, Supercopa dos Campeões da Libertadores da América 1991 e 1992, Recopa Sul-Americana 1998, Copa Ouro 1995 e Copa Master da Supercopa 1995), o Cruzeiro soma 295,5 pontos e ocupa o sétimo lugar da lista, que tem o Peñarol como líder, com 531 pontos. O São Paulo é o segundo clube brasileiro da lista, com 242, e o Palmeiras vem em seguida, com 213.
ranking leva em conta o desempenho dos times em jogos internacionais ao longo do século 20. Os critérios determinam oito pontos por vitória sobre times estrangeiros na Libertadores da América e quatro pontos por empate. Na Supercopa da Libertadores e na Recopa Sul-Americana, as vitórias valem seis pontos e o empate, quatro. As Copas Mercosul e Merconorte, já extintas, também serviram como critério. Nelas, o triunfo valia cinco pontos e a igualdade 2,5.

No entanto, o Fluminense, do Rio de Janeiro, acabou ignorado da lista. No período, a equipe carioca disputou as Libertadores de 71 e 85, além da Copa Conmebol em 1992 e 93. De acordo com os critários de pontuação, o Tricolor das Laranjeiras estaria com 49 pontos, na frente do Botafogo, que é o 37º no ranking.
Fonte:Globo Esporte

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Mamoplastia Redutora - Parte Final


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Faz 11 meses no final de setembro da minha mamoplastia redutora e finalmente estou de alta. É com muita alegria que escrevo isso, a cirurgia mudou minha vida para muito melhor. A última consulta com o Dr. Jorge foi semana passada só para tirar fotos e puxar os últimos pontinhos expulsos. Essa é a parte chata, expulsar pontos, mesmo depois de algum tempo da cirurgia.
Na verdade, para ter alta, tive que fazer o processo de pigmentação da cicatriz na parte em que tive o sofrimento. O doutor Jorge me indicou um profissional especializado em pigmentação, principalmente em mulheres que fizeram mastectomia com reconstrução. Achei meio estranho no início, mas depois achei uma beleza. A pigmentação é um processo caro, mas é como se fosse uma tatuagem. A dor é suportável, ainda mais porque ainda não recuperei toda a sensibilidade. Fiz o procedimento duas vezes para fixar bem a cor e sumir o branquinho da cicatriz, ficou ótimo o resultado. Adorei! Antes fazer a pigmentação do que passar por um procedimento cirúrgico. Os médicos também ficaram super satisfeitos com o resultado.
Minha cicatriz está fininha e começando a clarear. Não recuperei toda a sensibilidade, algumas meninas que também operaram dizem que demora mesmo. Expulsei alguns pontos, mas foi super tranquilo, não abriu buraco, nem nada. Não vou precisar de retoque, graças a Deus! No mais, estou feliz e com uma gaveta cheia de sutiãs. Tem de todos os modelos e cores! Foi um sonho realizado! Fiquei livre das dores nas costas e nos ombros. Só preciso trabalhar mais minha postura, pois foram tantos anos de ombros caídos que fica difícil levantar de um dia pro outro.
Algumas meninas me perguntaram se valeu a pena ter operado gordinha. Eu aconselho perder peso antes, pois assim você consegue ficar no seu peso definido e não irá interferir no resultado depois. Eu tenho a consciência que emagrecer irá intereferir no resultado, isso porque a mama também tem muita gordura, então, pode cair um pouco ou murchar. Mas, animo passar por outra cirurgia futuramente para corrigir. O melhor agora é ter qualidade de vida e a cirurgia é um estímulo para correr atrás do emagrecimento.
Bom, termino de compartilhar minha experiência nessas linhas. Quem quiser entrar em contato comigo para perguntar algo é só me mandar um email. Espero que minha experiência tenha contribuído para dar forças a todas as meninas que enfrentam esse problema, assim como muitas já me escreveram. Queridas, nessa vida curta o importante é ser feliz!!!
Ps: meninas é um nome carinhoso que tenho mania de usar.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Da necessidade de planejar o futuro

Nunca fui uma pessoa que planeja as ações, os investimentos, as dietas, ou o que for. Sempre me deixei levar pelo imediatismo, pela ansiedade da rapidez dos resultados. Se demorava, eu pulava fora. As dietas são um belo exemplo disso, principalmente, o uso de remédios para emagrecer. Cheguei num momento da vida em que aprendi na marra: sem planejamento não chego a lugar nenhum, não posso ficar contando com a sorte sempre. No mês passado, só tive festas para ir, e a falta de planejamento me deu um prejuízo enorme. Ganhei 3kg e uma dívida, gastei muito, só não gastei calorias e ainda relaxei nos estudos. Está certo que vivi intensamente, mas não adianta mergulhar de cabeça em tudo, pois a vida continua e você sempre arca com todas as consequências.

Hoje me vejo numa encruzilhada. Estou planejando meu futuro, estudando, voltei para a dieta, mas não tenho segurança nenhuma de que vou continuar perseverando e as coisas vão acontecer. Eu preciso de um porto-seguro. Tudo bem que Deus é o meu porto-seguro onde sempre estou ancorada. Estou falando de um porto-seguro em que possa me animar, me encorajar, me incentivar, me motivar e ter exemplos. Preciso de segurança. Sinto falta disso. Cansei de ser sempre forte, quero ser fraca um pouquinho só para ser abraçada, carregada, ancorada.

Busco o equilíbrio sempre, me excedo muitas vezes e isso vira uma sanfona imensa. Quem dera a vida fosse perfeita, do meu jeitinho, ela não é justa, mas continua sendo uma dádiva. A falta de planejamento vai me fazendo perder o sono e adiando os sonhos. É preciso mais do que confiar em Deus e deixar a vida correr, é preciso confiar em Deus e fazer!


quinta-feira, 3 de setembro de 2009

10 coisas que você precisa saber sobre metabolismo e dieta

Por Claudio R. S. Pucci

Todo mundo diz que o Brasil é formado por milhões de técnicos de futebol, já que aparentemente todo mundo tem a solução para seu time virar campeão. É preciso também acrescentar que somos uma terra de especialistas em dietas e perda de peso. Você sempre tem um amigo ou amiga que conhece a fórmula infalível para emagrecer. Mais ainda, existem as dietas da moda, sejam ela a da lua, a da sopa, a de Beverly Hills etc., que fazem a alegria das revistas femininas e das pessoas que querem resultados muito rápidos para conseguir o corpo que pediram a Deus, mas ficam extremamente frustradas quando descobrem que o tudo é fugaz.
Para jogar mais lenha na fogueira, a revista Time trouxe uma longa matéria em seu site afirmando que ginástica não faz perder peso, uma vez que muitas pessoas que se exercitam acabam exagerando na alimentação e o produto final é um número na balança superior ao que tinha antes de se exercitar. Com tudo isso em mente, consultamos o professor de educação física e consultor próbiótica de suplementos, Fernando Marques e a especialista em tecnologia de alimentos, Caroline Capitani para desvendar alguns mitos do metabolismo.

1 - Atividade física não vai me fazer perder peso
Emagrecer parte de uma fórmula matemática básica: gastar mais calorias do que se consome ou consumir menos do que gasta. "Ter uma atividade física vai ajudar a queimar mais calorias, mas o que geralmente acontece com as pessoas que começam a se exercitar é que passam a sentir fome e comem mais do que comiam antes. Se o cara dá uma corridinha durante o dia e come Leite Moça de colher à noite, então não vai fazer resultado", afirma Fernando. Caroline concorda: "Depende do tipo de atividade física, da rotina da pessoa, da rotina alimentar, metabolismo e hábitos em geral. Não podemos afirmar que uma pessoa que faz atividade física ou inicia alguma atividade vai ganhar peso."
O segredo aí é controlar o que come. É possível até se perder peso sem nenhuma atividade física, através de uma reeducação alimentar. Também, nessa conta, se alguém mantém seus hábitos alimentares inalterados e começa a praticar algum esporte, seguramente começará a ver uma redução em suas medidas.

2 - Dietas sem carboidratos fazem perder peso mais rapidamente
No início, sim afirma Caroline, pois sem o carboidrato o organismo precisa gerar energia a partir da gordura e da proteína. Depois de um certo período, essa mudança gera compostos tóxicos ¿ os corpos cetônicos - e novamente o organismo cria um mecanismo de adaptação e para de gastar mais energia do que deve. Entra-se em um platô, onde não se perde mais peso e se voltar a consumir carboidratos, engorda-se tudo de novo.
Ao se cortar o carboidrato das refeições, a pessoa está alterando seu tronco hormonal porque acaba produzindo menos insulina. Quanto menor a presença de insulina no sangue maior a queima de gordura. "O problema é que ao eliminar o carboidrato, o indivíduo acaba ficando mais lento no pensamento e de mau humor, porque justamente o cérebro se alimenta de glicose", afirma o professor de educação física, "e ainda o deixa com mau hálito". A questão aqui não é cortar um grupo alimentar e sim reduzir calorias. Um grama de carboidrato fornece 4 calorias, a mesma coisa que um grama de proteína. Já a mesma quantidade de gordura fornece 9 calorias e de álcool, 7. Ou seja, não é o carboidrato ou a proteína que engordam. É a quantidade de calorias ingeridas. Em tempo, 100g de carne vermelha tem o mesmo número de proteínas que 100g de frango, mas com mais gordura. Adivinha o que vai lhe engordar mais?

3 - Nenhuma dieta funciona
A palavra dieta vem do grego e significa modo de vida, dia após dia. Se uma pessoa está acostumada a uma rotina alimentar por todos os anos de sua vida e de repente é obrigada a alterá-la radicalmente, é muito provável que não consiga segui-la por muito tempo. O grande desafio dos nutricionistas e especialistas em redução de peso é justamente entender os hábitos das pessoas e recomendar o que deve ser mudado. Ou seja, dietas podem funcionar desde que sejam feitas única e exclusivamente para você.

4 - Comer antes de dormir vai transformar toda caloria em gordura
Ao dormir nosso metabolismo fica bastante reduzido, o que significa que o corpo pede menos calorias para queimar e manter a máquina funcionando. Para alguém que é sedentário, não é recomendável comer demais à noite ou seguramente estará acumulando energia extra em forma de gordura. Mas existem as exceções, baseadas nas janelas de oportunidade, período de 90 a 120 minutos após atividade física onde o organismo apresenta uma capacidade extra de absorver nutrientes. Ou seja, pessoas que costumam se exercitar à noite, podem comer razoavelmente neste período sem grandes consequências funestas. Aqueles que estão em processo dietético, gastando mais calorias que consumindo, podem também consumir carboidratos à noite que não vai ter grandes problemas.
Para aqueles que não praticam exercícios, é interessante ter em mente a conta do item 01. O período do dia em que estamos com mais atividade é na hora do almoço, portanto é preferível arriscar seu filé com fritas nesse momento do que na hora do jantar, já que mais calorias vão ser queimadas para suportar o resto do dia.

5 - Comer mais vezes ao dia vai acelerar o metabolismo
Aqui a questão não é acelerar o metabolismo e sim entender a termogênese alimentar. Fernando explica: "caloria é combustível para mantermos nossa máquina humana funcionando e os órgãos internos são os primeiros a utilizar esse recurso, seguido dos músculos. Assim, você gasta calorias na metabolização e na digestão dos alimentos. Comer mais vezes por dia é uma chave para manter seu trato gastrointestinal funcionando mais vezes e assim gastar mais calorias do que se comesse somente nas três refeições". Além disso, quanto maior o número de refeições, em pequenas porções, mais adaptamos o organismo para um ritmo diferenciado, afirma Caroline Capitani.

6 - O metabolismo se desacelera com a idade
Como citamos no item anterior, a massa muscular consome boa parte das calorias e é por essa razão que fisiculturistas são uma fornalha de queimar calorias parados, devido à quantidade de músculos que tem. Logo, a redução do metabolismo está diretamente ligada à perda de massa muscular. Com a vida sedentária e confortável que temos hoje onde a maioria das pessoas passa seu dia sentado, usa elevador ao invés de escada e caminha muito pouco, essa perda de massa começa em torno dos 20 anos de idade e a demanda calórica diminui. "Precisamos nos cuidar através de exercícios e alimentação saudável para manter o metabolismo em alta", recomenda Caroline.
Já o professor Fernando alerta que você não precisa se tornar um fisiculturista para conseguir queimar calorias em repouso. "Pense nesses atletas como carros de Fórmula 1, que chegam a 300 km/h, mas não tem capota, ré, nem freio de mão. Você não precisa disso. Tem, porém, que encontrar uma maneira saudável de não perder sua massa muscular. Musculação e fisiculturismo são coisas totalmente diferentes e a primeira é uma ótima saída para manter seu corpo em ótimo estado, sem necessariamente ficar 'sarado'".

7 - Se eu não comer, emagreço
Óbvio que sim, mas já fique pronto para o efeito sanfona. "O corpo trabalha na base da lei da sobrevivência. Você começa a perder peso se parar de se alimentar, depois seu organismo se adapta para armazenar energia", diz Caroline. "Perder peso é diferente de perder gordura" afirma Fernando. Isso porque para a gordura ser metabolizada em forma de energia é preciso que dentro do nosso corpo exista uma substância chamada oxaloacetato, que é proveniente justamente do processamento interno do carboidrato. Assim, pequenas quantidades de carboidrato acabam provocando pouca quantidade de oxaloacetato e a gordura não é queimada. "O cérebro não achando glicose, vai buscá-la na proteína e com isso se perde massa muscular. Consequentemente a quantidade de calorias que o corpo pede em repouso reduz e assim por diante", complementa o professor.

8 - Suplementos alimentares e remédios aceleram o metabolismo
Suplementos alimentares são, como o próprio nome diz, complementos a refeições. Ou seja, você substitui um por outro. No caso do pessoal que pega pesado na musculação, acabam sendo uma mão na roda para reabastecer o corpo. Existe, porém um motivo grave para se utilizar suplementos por aqui. No Brasil, a agricultura trabalha com o péssimo método das queimadas, que destrói os nutrientes do solo e consequentemente muito pouco é passado para frutas e verduras. Nesse caso os suplementos acabam dando ao corpo as substâncias que necessita para um bom funcionamento e que muitas vezes não são fornecidos graças a baixa qualidade do alimento. Já no caso dos remédios para emagrecer, o grande problema são os efeitos colaterais já que afetam o humor, causam irritação e insônia e em muitos casos, ao parar de tomá-los, o apetite volta com força total. O melhor mesmo é aprender a fechar a boca e regular o que come.

9 - Beber muita água acelera o emagrecimento
"Na verdade a água pode disfarçar a fome por um momento. Como não tem energia porém, você não consegue sobreviver só com água", afirma Caroline. Tomar água tem duas funções para quem quer uma silhueta melhor: a primeira é substituir refrigerantes, sucos, bebidas alcóolicas etc nas refeições já que não possui nenhuma caloria. A segunda é manter seu metabolismo saudável. Uma moça de 50 kg necessita em média de dois litros de água por dia. Um cara de 100kg demanda o dobro. "O rim tem um trabalho a fazer que é excretar uréia, creatinina e ácido úrico e ele vai fazer isso de qualquer maneira. Se tiver que trabalhar com poucos fluidos, ele vai poupar esses líquidos. Vai reter. A pessoa quando começa a tomar mais água, faz com que o rim passe a excretar mais e ela perde líquido retido. Isso se reflete em uma perda de peso, mas não de gordura", explica Fernando Marques.

10 - Existe fórmula mágica para emagrecer
Não. Existe bom senso e individualidade. Fernando Marques, em um de seus cursos afirma que quando se fala simplesmente em emagrecimento, o balanço calórico negativo (gastar mais calorias do que consumir) é a primeira variável a ser observada e o resto é confusão. Quando o assunto porém é perda de gordura corporal e aumento de massa muscular, atividade física e reações endócrinas causadas por tudo aquilo que se come devem ser observados. Não distante disso, Caroline Capitani dá a sua fórmula: "a receita infalível é entender que cada um tem um metabolismo e um biotipo diferente. Devemos lidar com nosso corpo e cuidar com uma dieta equilibrada, com pouca gordura e bastante alimento integral, frutas e verduras. Comer várias vezes em pequenas quantidades e associar a um exercício adequado!"