quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Agosto Dourado: você conseguiu amamentar?

 


A campanha “Agosto Dourado” veio para promover o aleitamento materno e conscientizar sobre sua importância para a mãe e o bebê. Até os seis meses de idade, a amamentação deve ser exclusiva, em livre demanda. A recomendação da OMS é que ela siga até os dois anos, mesmo após a introdução alimentar. Os benefícios são inúmeros já que o leite materno é o alimento mais completo para o recém-nascido.

No meu maternar, uma das partes mais difíceis do puerpério foi sobre amamentação. Como fiz a mamoplastia redutora 8 anos antes de engravidar e passei por muitos problemas na cirurgia, já esperava não conseguir amamentar minha filha. Mas quando ela nasceu, tive muito colostro, o que me encheu de esperança. Minha mama nunca ficou cheia, não tive apojadura, nem nada, mas insistia neste momento do aleitamento porque queria de todo jeito alimentar minha bebê. Até que não deu mais... ela morria de fome, eu não tinha leite, meus seios feriram, ficava frustrada, deprimida, não dormia. Desisti, dei a fórmula porque ela tinha que ganhar peso de algum jeito e na primeira consulta ao pediatra tinha perdido. Isso me assombrou um tempo, mas depois aceitei. Ou seja, tinha tudo programado na minha mente antes dela nascer e foi tudo ao contrário.

Muitas mulheres passam por isso, mesmo sem ter feito a cirurgia. Algumas optam por não amamentar também. Não sei o que se passa, mas acho que é fundamental incentivar sempre o aleitamento materno, já que faz bem sem medidas para o bebê e para a mamãe.

Confira:

Benefícios da amamentação para o bebê:

Dispensa água ou outros alimentos até os primeiros seis meses de vida

Melhora a digestão e minimiza as cólicas 

Proporciona maior contato com a mãe, fortalecendo o elo entre os dois 

Previne contra a formação incorreta dos dentes 

Diminui as chances de problemas na fala 

Proporciona melhor desenvolvimento e crescimento 

Protege contra infecções respiratórias e alergias.

  

Benefícios da amamentação para a mãe: 

Diminui o sangramento pós-parto 

Ajuda o útero voltar ao tamanho normal mais rápido 

Previne contra anemia materna 

Reduz o risco de câncer de mama, ovário e endométrio 

Acelera a perda de peso 

Evita osteoporose 

Protege contra doenças cardiovasculares   

Amamentar é um ato de amor!  

Nenhum comentário:

Agosto Dourado: você conseguiu amamentar?

  A campanha “Agosto Dourado” veio para promover o aleitamento materno e conscientizar sobre sua importância para a mãe e o bebê. Até os sei...