sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Obesidade provoca apneia grave do sono



A apneia do sono causa a parada momentânea da respiração, pois o relaxamento dos músculos da faringe obstruem as vias respiratórias.
Em pessoas obesas a apneia é mais comum. Além de não ter um sono reparador, a pessoa com apneia costuma roncar alto, despertar várias vezes, ter a sensação de sufocamento, dor de cabeça, irritabilidade, falta de concentração e de memória, falta de libido e também acordar muitas vezes para fazer xixi.
Com o passar do tempo, a apneia não tratada pode ser fatal, pois literalmente a pessoa para de respirar quando está dormindo.
A comorbidade pode ser tratada com a mudança no estilo e hábitos de vida e com o uso do CPAP, um aparelho que empurra o ar para as vias respiratórias.
Quando estava obesa, desenvolvi a apneia obstrutiva grave do sono. Não sabia o que era dormir, vivia exausta e sonolenta. Usar o CPAP foi um alívio imediato, finalmente, soube o que era dormir de fato. Mas... confesso que senti um alívio enorme ao não ter que usar mais o CPAP após o emagrecimento. Foi a segunda coisa eliminei pós-bari, a primeira foi a medicação da diabetes.
No meu caso, a apneia teve cura. Procure um médico se você tem algum sintoma, pois vale a pena dormir bem, inclusive com uso do CPAP!

Nenhum comentário:

Agosto Dourado: você conseguiu amamentar?

  A campanha “Agosto Dourado” veio para promover o aleitamento materno e conscientizar sobre sua importância para a mãe e o bebê. Até os sei...