quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Gatilhos mentais no processo de emagrecimento



As nossas emoções influenciam muito no processo de emagrecimento, assim como em todas as áreas da nossa vida. Atribuo muito o meu sucesso da cirurgia bariátrica aos gatilhos mentais que fui desenvolvendo ao longo do processo. Além de aprender a lidar melhor com as minhas emoções e a ansiedade - o que não é fácil e exige tratamento, seja acompanhamento com psicólogo ou psiquiatra – tive que descobrir como me conscientizar de tudo que estava vivendo e como era, e continua sendo, crucial cada atitude minha desde o início da preparação para a cirurgia.


Primeiro, estudei muito e fui consciente de tudo que poderia me acontecer no pós-cirúrgico. Depois de passar por isso, comecei a desenvolver os gatilhos mentais, pois sofro de ansiedade e compulsão alimentar. Vou ensinar pra vcs:

1º gatilho: sempre antes de servir qualquer comida, digo qualquer uma, mentalizo: agora eu como pouco. Comer pouco e devagar me satisfaz e me dá prazer em sentir o sabor.

E assim sirvo pouca quantidade, com o tempo eu desenvolvi a visão de um cérebro magro. Outro dia fui servir comida pro meu marido e minha mãe comentou que aquela quantidade era pouca e que agora eu enxergava como magra. Ela nem sabe, mas fiquei foi feliz! 
😂


2º gatilho: o exercício físico é o meu remédio, se não tomar, não vou sarar. E assim fui com 30 dias para a academia. Virou hábito e prazer.

3º gatilho: não vou ter um “corpo de revista”, mas vou ter um corpo ágil, que serve qualquer roupa e disposto. Sim, porque a gente fica flácida, a pele cai, tudo cai, mas hoje consigo correr, dançar, brincar com minha filha, comprar looks lindos e muito mais que nem dá pra contar aqui...

4º gatilho: estou linda, sou linda, quero cuidar de mim, me sinto plena, eu mereço, eu posso, eu venci. Por mais banais que pareçam, no processo todo, essas afirmações fazem a diferença, acredite!

5º gatilho: não vou voltar a engordar. Obesa serei pra sempre, estou em remissão, pois tenho uma doença crônica. Mas voltar tudo não, eu posso seguir o tratamento e vou conseguir!

Aprenda com você mesmo (a) seus gatilhos que essas ferramentas são poderosas para o sucesso do emagrecimento!

Nenhum comentário:

Agosto Dourado: você conseguiu amamentar?

  A campanha “Agosto Dourado” veio para promover o aleitamento materno e conscientizar sobre sua importância para a mãe e o bebê. Até os sei...