sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Ozempic e questões de peso

 


Esta semana o Ozempic e outros remédios similares para emagrecer foram destaque na mídia, pois estão sendo investigados pela Agência Reguladora da União Europeia por causar "pensamentos suicidas" em três casos.
As sociedades médicas brasileiras e a @abeso_evidenciasemobesidade emitiram notas explicando que este processo faz parte da farmacovigilância pós marketing que tem como objetivo investigar efeitos colaterais mais raros e que os dados de segurança até o momento não mostraram nenhuma associação causal.
Traduzindo: acalmem-se e não abandonem o tratamento!
Lembrando que todo medicamento deve ser receitado pelo seu médico responsável.
Antes da bari, fiz uso primeiro do Victoza, depois Saxenda e Trulicity. Todos sem sucesso! Daí não quis usar o Ozempic devido ao alto custo. Tive muitas náuseas com todos e o emagrecimento foi pífio, tanto que descontinuei.
Sempre fui a favor de remédios para emagrecer, porque penso que a obesidade tem que ter tratamento farmacológico tb. As pesquisas estão avançando muito e daqui a pouco virá a medicação certa para tratar esta doença crônica. Bom, esta é a minha esperança!
Enquanto isso, existem estas opções que dão certo para muitas pessoas, mas não são acessíveis a todos. São caros!
O importante é sempre ter acompanhamento médico e multidisciplinar. Temos que mudar essa visão de que remédios para emagrecer são prejudiciais em todos os casos, o que é prejudicial é o uso indiscriminado para quem não tem indicação e isso a gente sabe que é o que mais existe!
Enfim, uma via de mão dupla: vamos optar pelo caminho da ciência e do cuidado com a saúde! Vem comigo!

Nenhum comentário:

Agosto Dourado: você conseguiu amamentar?

  A campanha “Agosto Dourado” veio para promover o aleitamento materno e conscientizar sobre sua importância para a mãe e o bebê. Até os sei...