sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Relação entre hipotireoidismo e obesidade


O hipotireoidismo é uma disfunção da glândula tireoide localizada no nosso pescoço, em formato de borboleta, responsável por regular nossos órgãos como o coração, cérebro, fígado e rins. A doença se caracteriza pela queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). O hipotireoidismo não tem cura, sendo necessária a reposição do hormônio produzido pela glândula para o resto da vida.  

Os sintomas mais comuns são: sonolência diurna, intestino preso, unhas quebradiças, pele seca, ganho de peso, queda de cabelo, alteração menstrual, depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares e aumento de colesterol no sangue.

Em adultos, na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma doença autoimune denominada Tireoidite de Hashimoto. O tratamento do hipotireoidismo é feito com o uso diário de levotiroxina, na dose prescrita pelo médico

Qual a relação do hipotireoidismo e obesidade?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o hipotireoidismo não é causa da obesidade. Embora, o ganho de peso seja um dos sintomas da doença, ele costuma ser relativamente pequeno. Ocorre que o hipotireoidismo diminui o metabolismo, deixando-o mais lento e o corpo com menos energia, podendo colaborar para o ganho de peso, uma vez que o paciente passa a gastar menos essa energia. Portanto, se houver uma alimentação desbalanceada o ganho de peso deste paciente será relevante.

Você sabia?

Cerca de um a cada 4 mil recém-nascidos possuem hipotireoidismo congênito.

Em recém-nascidos, o hipotireoidismo congênito pode ser diagnosticado pelo “Teste do Pezinho”. Este teste deve ser feito entre o terceiro e o sétimo dia de vida do bebê, sendo oferecido pelo SUS nas unidades básicas de saúde.

Se o resultado for positivo para o hipotireoidismo congênito, o tratamento deve ser iniciado imediatamente, para evitar suas consequências, como o retardo mental. Dessa forma, por meio do controle médico, o bebê poderá ter uma vida normal.

Diagnosticada aos 12 anos

Comecei a tratar o hipotireoidismo aos 12 anos. Tive uma queda de rendimento na escola e uma tristeza que não passava e minha mãe me levou ao médico. Meus avós, tanto maternos como paternos, têm ou tiveram hipotireoidismo e logo só eu fui herdar. Faço acompanhamento médico desde então, tenho Hashimoto e nódulos benignos na tireóide, pois é auto-imune, ela mesma tenta se destruir e de vez em quando ela se descontrola, tadinha!

Acredito que minha dificuldade de emagrecer surgiu daí. Era um verdadeiro efeito sanfona até que cheguei na obesidade. Após a bari, tudo normal. Emagreci normalmente e só precisei diminuir a dose da medicação. Continuo fazendo o controle rigorosamente com endocrinologista.

 

E vc? Tem dificuldade de emagrecer devido ao hipotireoidismo?

 

Nenhum comentário:

Agosto Dourado: você conseguiu amamentar?

  A campanha “Agosto Dourado” veio para promover o aleitamento materno e conscientizar sobre sua importância para a mãe e o bebê. Até os sei...