quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Minha mamoplastia redutora pela Unimed - Parte 1


Parte I: até a perícia

Hoje vou começar a contar minha história que também é uma questão de peso. Para as meninas que têm o mesmo problema como eu “tinha”, só tenho um conselho a dar: corram atrás!

Desde quando menstruei pela primeira vez minhas mamas foram desenvolvendo junto. No meu caso, foi uma questão de genética, ou seja, herança da família do meu pai, ter seios grandes. Sempre sofri com isso. Nunca usava biquini, blusas de alcinha, para ter uma idéia, colocava maiô com sutiã por baixo, morria de vergonha de tirar a blusa na frente de alguém, fora a má postura, dor nas costas, furinho nos ombros e outros complexos que afetavam demais minha auto-estima. Como já fui magra e também gorda, sempre tive vontade de fazer a mamoplastia redutora.

Esse ano, após uma consulta com a ginecologista, ela me sugeriu tentar a plástica pelo plano de saúde, pois não seria estética, mas corretiva. Então, fui batalhar o cirurgião e uns “trocentos” médicos para alcançar meu objetivo. Minhas consultas foram decepcionantes, pois os cirurgiões comentavam que a Unimed nunca pagaria minha plástica porque o tamanho das mamas não influencia no problema da coluna. Doce engano! Quando estava quase desistindo e me convencendo que seria melhor pagar particular, fui a um último médico, quer dizer, o atual, e ele falou que minha cirurgia tinha que ser definitivamente pelo plano de saúde e que um perito tinha que me ver.

A primeira vez que fui solicitar uma perícia, o atendente me descartou de cara, falou que esse procedimento não constava no Rol da ANS. Fiquei indignada, mas não desisti. Na segunda vez, tentei pelo call center marcar a perícia. Falei com a atendente sobre um outro assunto e no final comentei que gostaria de fazer uma perícia para o caso de hipertrofia mamária mesmo sabendo que esse procedimento não seria autorizado. Ela falou: vamos tentar, então? Foi muito contraditório, porque a atendente era gente boa, mas e a questão do tratamento igual?

Após uns três dias, o departamento de autorizações da Unimed entrou em contato comigo para marcar a perícia. Eu sem saber o que levar, perguntei: o que é preciso? – Somente o laudo do ortopedista. A falta de informação foi tanta que não tinha nada preparado. Pedi um tempo para correr atrás e marcar a bendita perícia. Como foi muito corrido, eu fui ao Hospital Arapiara consultar com um ortopedista para fazer meu laudo, o que também foi muito decepcionante. Ele já chegou falando que nunca nenhum laudo dele foi aprovado pela Unimed, que eu deveria fazer a cirurgia, mas quando emagrecesse. Ele até fez o laudo pra mim, mas alegando somente problemas posturais. Falou que meu desvio na coluna era normal. Falando nisso, tenho que contar o milagre pra ele, que afinal nem foi mérito dele, mas pra ele não continuar desanimando outras candidatas à cirurgia!

No dia da perícia eu já nem tinha mais esperança alguma, quer dizer, estava esperando a negativa. Até que fui examinada primeiro pelo cirurgião plástico. Ele tirou minhas medidas, falou que minha mama direita era maior, que toda mulher tem isso, e que eu deveria aguardar pelo ortopedista. Foi tão rápido que já tinha certeza do não. Quando o ortopedista chegou na sala começou a conversar comigo e pediu que eu lhe contasse todos os meus problemas. Aí eu não esperei: desabafei tudo, botei pra fora, até chorei, tudo o que eu não tinha feito numa sessão de terapia, fiz na bendita perícia. Até falar que chegava à noite eu tinha vontade de tirar os peitos pra fora e jogar longe de tanto peso, eu falei.

Ele me acalmou e começou a me examinar. Só de me olhar, ele já viu a escoliose, pois um dos sinais é um ombro mais baixo do que o outro. Nem tive que tirar a blusa, ele já tinha se decidido. Primeiro, ele conversou comigo que eu teria que emagrecer, mesmo sendo depois da cirurgia. Depois ele falou que tinha que conversar com o cirurgião plástico, pois ele não entendia nada de plástica e me daria a resposta.

Fiquei aguardando, quando a atendente me chamou, me deu a guia e comentou: Parabéns, essa é sua senha de autorização e você tem 30 dias para operar!

Não segurei as lágrimas, meu sonho estava prestes a se realizar!
Ps: vou contar em partes pq senão o texto fica muito longo!

37 comentários:

Anônimo disse...

Oi Vá!!!

Quando você comentou que ia fazer a cirurgia fiquei muito feliz por você!

Confesso que meio preocupada, porque se tratava de um procedimento delicado, mas sei o quanto era importante!

Parabéns pela sua conquista!
Já sei o que vou te dar de natal!!!
Bjs!

Anônimo disse...

Oi Vanessa...

Eu sempre passo no blog da Iana... daí vi lá o titulo e me interessei em ler pq eu sempre quis muito fazer essa tal mamoplastia e ao mesmo tempo q eu quero, sinto um medinho.
Eu sou pequena, não sou magra, mas tenho os seios avantajados. E qdo eu vejo alguem q fez me animo toda... E sei de tudo o q vc falou, sobre colocar biquini, a dificuldade de ir na loja comprar sutien, é dificil mesmo, é de chorar...
Já me falaram pra eu ir no médico e ver q pode não ser estetica. Mas, sei lá, preciso DAQUELA coragem...
Ai tô aqui pensando, seu post foi + um animo pra mim.
Fico feliz por vc ter conseguido, uma coisa de Deus mesmo!
Parabéns e boa recuperação...
Vou aguardar aqui os outros posts q vc tem a dizer sobre isso, recuperação, cuidados, como foi e etc... se vc pudesse me mandar por email, ficaria muito grata.
Beijinhos,
Leila

Anônimo disse...

nossa depois dessa experiencia da Vanessa, nos contando da sua luta com a Unimed, me animei em lutar tb pelo meu objetivo... muito obrigado pela luz... e PARABENS E A FELIZ 2009

Anônimo disse...

oiee.. adorei sua historia, entra em contato comigo pra me falar os medicos???

lorraine_coelho@hotmail.com

muito obrigadaa....
preciso tb nem sei por onde começar

Kat disse...

Oi, Vanessa!
Estou começando agora a luta pra essa cirurgia com a unimed...
E tô entrando em desespero por conta da má vontade dos médicos...
vc pode me passar os nomes de quem te atendeu???
Brigada!!!!

kathyprates@gmail.com

Unknown disse...

Olá estou passando por uma situação parecida, não encontro nenhum cirurgião para que faça um laudo para que eu leve a pericia!
Gentileza me informe os nomes dos médicos? Tambem falo de bh.

marcellalux@hotmail.com

cirurgiaplasticaeautoestima.blogspot.com disse...

Parabens, correr atras do sonho ja e um grande inicio, eu tb fiz isso, esperei acabar faculdades, casei, tive filho, esperei ele crescer um pouco e la fui eu, fiz reducao depois de quase 15 anos de espera, rsrsr ao 18 eu queria ter seios pequenos, fiz a plastica aos 36. Aconselho, facam, por favor, a auto estima e tudo. Angela

Luisa disse...

Parabéeens Vanessa! Passo pelo mesmo sufoco que você para encontrar sutiã, biquinis, etc.. além do peso da mama. Mas estou na luta, queria apenas tirar uma dúvida contigo, já estou com o laudo do ortopetista em mãos, indicando a redução, o raio X panorâmico da coluna e a redução marcada com o cirurgião. Como faço para marcar a perícia com a unimed? É através do cirurgião? Por favor, fico grata se me der essas dicas. Segue meu e-mail: luisakluwegobbo@hotmail.com
Obrigada!

Claudia lima disse...

Oi vanessa meu nome é Claudia sou do Rio de janeiro,estou sempre lendo seu blog. Aliás foi por ele que tomei coragem para correr atrás da minha cirurgia,fui ao ortopedista e ele me deu o laudo para operar sendo que preciso achar agora o cirurgião conveniado pela unimed Rj para me encaminhar para perícia,Ufa...está difícil hj estive com um cirurgião que me deixou bem deprimida com vontade de deixar tudo assim como está ele falou que nenhum médico iria me dar um encaminhamento pois está prática não está no roll da Ans,estou muito triste,muito triste mesmo...vou enviar meu email quem souber de um bom cirurgião que aceite Unimed Rj entre em contato cr2007@bol.com.br bjs Claudinha

Anônimo disse...

estou na luta e vc me motivou a nao desisti ,tenho 26 anos eles tambem alegam que nao estao no rall da ans.obrigado

Eliminando Peso Feliz!!! disse...

Oi Vanessa , meu nome e Adryana moro no canada e estou indo ao braisl visitar minha mae; meu manequim de sutia e 48 tenho 29 anos sofro muito, nao saio so trabalho de tanta vergonha pois sou baixinha de peitao me ajuda gostaria muito de fazer reducao , vc pode me passa o nome e endereco do Dr Jorge ?

obrigada boa sorte seu blog e dez . beijossss

Monik disse...

Nossa a primeira parte ocorreu exatamente comigo e estou a traz de um ortopedista para ver se consigo isso, porem no meu caso não é a vergonha e sim a dor tenho fortes dores durante todo o dia ... Não aguento mais !! Mas tenho fé que consiguirei.

Anônimo disse...

Oi Vanessa
Gostaria que se vc pudesse me mandar dicas de como devo procede para fazer essa cirurgia pelo plano de saude unimed rj tenho um laudo do ortopedista. Qual o proximo passo.Me por e-mail hcgl60@hotmail.com.Obrigado

construindoofuturoadois disse...

Nossa que legal, tbm tentei fazer a cirurgia pela unimed e assim como vc tive respostas negativas, só que não fui tão insistente assim, infelizmente.
Eu vou fazer a cirurgia, mais não pela unimed, minha mãe trabalha com um cirurgião plastico que aceitou me operar de graça, também tive que emagrecer, perdi 10kg e agora acho que estou pronta, já fiz exames laboratoriais, marquei o cardiologista dia 26/9 para pegar o risco cirurgico, e vou tirar as fotos amanhã, mal posso esperar, vc já fez? me conta como vc esta.
meu e-mail é martapmoreira2010@gmail.com

marcelacp10 disse...

Oi querida, gostaria de esclarecer duvidas com vc. Tem como conversar por email?
Marcelacp10@hotmail.com

Muito obrigada

Ladis disse...

Mininas me ajudem, tenho laudo e tudo, o que está faltando é o encaminhamento na ficha do cirurgião com esse bendito código. Sem ele a unimed não libera nem para ir ate a pericia médica. Me ajudem. São 10 anos nessa luta!!!

Triste ;:(

Mamoplastia Redutora disse...

No meu blog conto minha história! Olha lá.

Arizinha disse...

Olá Vanessa! tudo bem?
Adorei seu post e futuramente também quero tentar conseguir a cirurgia pela unimed.
Você é aqui de campinas?
Gostaria dos nomes dos médicos se for. Meu e-mail ari.vianaa@gmail.com
Obrigada

Anônimo disse...

Olá Vanessa
Preciso de sua ajuda! Fui ao médico hj e ele me negou pela Unimed. Quais os médicos que vc foi, cirurgião plástico e ortopedista.

meu email é: ycom2@yahoo.com.br

Parabéns pelas conquistas...
Agradeço desde já
Renata

Anônimo disse...

Bom dia vanessa, gostaria muito de ter sua ajuda, pois estava procurando por cirugiões para fazer a redução mamária eu até tenho o laudo médico, e pelo plano da unimed não to encontrando então gostaria desaber como você conseguiu pois iria me ajudar muito... meu e-mail é izus@live.com e meu nome é Suzi...

CRISTINA disse...

OI! TUDO BEM? POR ACASO VC LEMBRA QUAL O CODIGO UTILIZADO PELO SEU MEDICO, PORQUE O MEU FEZ O PEDIDO E A UNIMED NEGOU DIZENDO QUE DEVERIA UTILIZAR UM CODIGO SIMILAR, MAS O MEDICO DIZ QUE NAO EXISTEM 2 CODIGOS PARA O MESMO PROCEDIMENTO,PODERIA ME AJUDAR? MEU EMAIL É CRISTINACASCO70@GMAIL.COM
ABRAÇOS

Unknown disse...

Olá, meu nome é Juliana e eu sofro com o mesmo problema que o seu, eu já me consultei em vários cirurgiões porém todos me negaram e sugeriram que eu fizesse a cirurgia particular.
Você poderia me dizer qual foi o médico que fez a sua cirurgia ?

Meu email é : julianadm16@gmail.com

Se puder me ajudar ficaria muito agradecida.

Anônimo disse...

BOA TARDE,VANESSA...

HOJE FUI AO ORTOPEDISTA E ELE ME DEU UM ENCAMINHAMENTO PARA IR AO CIRURGIÃO PLÁSTICO POIS APÓS OS EXAMES REALIZADOS!!!
MAS ESTOU SEM CONSEGUIR ENCONTRAR UM CIRURGIÃO QUE ACEITE A UNIMED.
SONHO COM ESSA CIRURGIA DESDE DOS MEUS 15 ANOS!!!
SE ACASO VC SOUBER DE UM CIRURGIÃO QUE ACEITE UNIMED POR FAVOR ME ENVIE UM EMAIL:nane-estefane@hotmail.com

obrigada,
DIONE

Ticiane disse...

Boa Tarde Vanessa,
Estou na mesma luta que você..
Depois de uma cirurgia de redução de estomago, estou precisando da cirurgia de correção. Mas a luta é grande...
Pode me indicar o medico, codigo e me ajudar com oque devo fazer.
ticiane.goncalves@yahoo.com.br
Agradeço

Anônimo disse...

ola , voce pode me passar o nome do seu medico?
sheilavolpato@hotmail.com

super obrigada

Anônimo disse...

Olá, que felicidade imensa de ver pessoas como eu realizando sonhos!
Por favor, te peço muito, me envia um email, com o nome dos médicos e dando informações necessárias para conseguir realizar o meu sonho também!
Envia para o email da minha filha
luizabeatrizfalcao@gmail.com

Anônimo disse...

Olá tudo bem? Meu nome è Luana e assim fiquei bastante motivada ao ler seu comentário sobre oq vc passou para conseguir. Eu tenho os seios grandes e minha auto estima esta la em baixo. Sei q se formos pensar e agir igual a vc, conseguiremos alcançar o nosso objetivo. Parabéns! Gostaria de por favor q me passe nome de medicos para q eu possa tentar e quem sabe conseguir nada è impossível pra Deus. Meu e mail: sluana24@hotmail.com

Unknown disse...

Quem é esse médico que te ajudou?? Preciso passar com ele.

*;* disse...

Ola, qual o médico cirurgião fez a sua cirurgia?

Unknown disse...

com qual medico vc fez a sua cirurgia, por favor me ajude, também quero fazer a redução de mama

Unknown disse...

Oie pode me passar dicas por favor? richely11cunha@gmail.com
O que fazer após conseguir o laudo médico??

Unknown disse...

Olá, tudo bem? Como está se sentidos hoje?
Eu sou de Bh e estou passando pelo mesmo caso que vce passou, será que vce pode me passar umas dicas e os nomes dos médicos que vc consultou? Meu e-mail é julianasaldanha@msn.com
Obrigada

Gabystace disse...

Tem 3 anos que fiz bariátrica e 1 ani que fiz abdominoplastia quero muito fazer correção das mamas tbm sou de BH sera que vc poderia me indicar o médico que te operou. Desde já agradeço sua historia me deu força pra tentar
gabystace@gmail.com

DEBORA PENIDO disse...

Olá estou passando por uma situação parecida, não encontro nenhum cirurgião para que faça um laudo para que eu leve a pericia!
Gentileza me informe os nomes dos médicos? Tambem falo de bh.

debpenido@hotmail.com

Unknown disse...

Eu preciso fazer e dizem que a Unimed não cobre

Unknown disse...

Mas deve ser um alívio

Unknown disse...

Mas deve ser um alívio

Agosto Dourado: você conseguiu amamentar?

  A campanha “Agosto Dourado” veio para promover o aleitamento materno e conscientizar sobre sua importância para a mãe e o bebê. Até os sei...