segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Aos amigos...



Tem dias que a gente precisa de um ombro amigo!

Hoje conversando com minha amiga Lê, que foi morar em Sampa, vi o quanto vou sentir falta dela. A gente não se via todos os dias, mas quando era possível nos encontrávamos. Agora, os encontros serão mais difíceis (mas ainda bem que na modernidade existe a internet e, no mínimo, uma passagem aérea para os feriados).
Conversando com ela, fiquei pensando como os amigos são preciosos. A Bíblia fala que existe amigo mais chegado que um irmão. O ditado diz que quem encontra um amigo verdadeiro, encontrou um tesouro. E é assim mesmo...

Vários textos já foram escritos sobre amizade, sabemos o valor de uma. Mas, quando você está sozinho pode perceber o quanto é precioso contar com alguém te ama, que te é querido. Tenho alguns amigos, não são muitos, mas valem muito mais do que se eu tivesse multidões.

Têm aquelas amizades de infância, quando partilhamos a adolescência, as descobertas, as aventuras dos anos sem juízo, em que não se medem as conseqüências. Fomos cúmplices umas das outras e hoje quando nos encontramos, lembramos com saudades daqueles tempos. Depois da adolescência, vem a faculdade: amizade recente, quando ainda trocamos talentos, “quebramos os galhos” das outras sem cobrar nada, matamos aula para conversar até o horário acabar, falar dos namorados, dar conselhos. Enfim, uma amizade em que vamos acompanhar porque muito mais do que a mesma profissão, dividimos a rica convivência, digo, cumplicidade (novamente). Após a formatura, momento extravasante, conquistamos as amizades do trabalho. Também muito mais do que o companheirismo, partilhamos as mesmas esperanças, frustrações, e o início da composição da vida familiar. Essas amizades são poucas, mas bem edificadas.

Na minha vida, também tive sorte de encontrar os primos-amigos, essa amizade é diferente, porque além do sangue que corre na veia e o carinho fraterno, ainda somos cúmplices em todos os aspectos, porque conhecemos o contexto familiar. E isso tende a ser mais duradouro!

Fazemos ainda amigos em lugares e com pessoas em comum, seja na igreja, vizinhos, amigos do namorado, amigos dos amigos, na academia, no pet shop, até mesmo no bar da esquina. Todos têm seus lugares especiais no nosso coração.
Mas, amizade valiosa encontrei foi na minha família, minha mãe, meu pai, meu irmão, meus avós. Esses querem o meu bem acima de tudo, e é uma relação incondicional, pelo menos para mim. Tenho sorte!
Como não poderia faltar, pois Ele é o meu melhor amigo, o mais íntimo, que me conhece muito bem e me ama acima de tudo. Este eu sei que nunca me faltará e é maravilhoso pode contar com Ele. O nome dele é Jesus!

As palavras são difíceis de escolher quando queremos falar de um amigo, pois queremos ser exagerados, cuidadosos e objetivos e esse sentimento é complexo para ser descrevido assim, aqui, por mim. Só posso dizer que amo meus amigos! Sempre teremos essa cumplicidade gostosa, capaz de nos fazer felizes, íntimos e redimir marcas passadas...

Obs: Os amigos fiéis também são aqueles por natureza, assim como Bono e Bella, meus tesouros da criação!




6 comentários:

Anônimo disse...

Não tenho palavras pra comentar sobre esse tesouro que Deus colocou em nossas vidas, chamado VANESSA. Por toda doçura, todo carinho, simplicidade, companherismo e claro, amizade, agradeço.

Bjos Vanessa.

Tânia disse...

Oops o "anônimo" sou eu Vanessinha... rsrs

bjos, Taninha.

Vitor Gomes Batista disse...

Ainda bem que é vc o anônimo viu Taninha !!! Ja estava con ciúmes!!!
Bjos Vitor

Alê disse...

Oi Vá!!!
Amei o seu texto.
É verdade... amigo é um presente muito especial dado por Deus. Aqui em São Paulo tenho aprendido ainda mais a valorizar isto!
Saiba que te considero uma grande amiga e estou esperando a visita de vocês aqui!
Bjim!

Iana Coimbra disse...

Eu sou amiga da facul!!!!!

Vá, vc é um presente, viu. E amizade é isso mesmo, pessoas que a gente descobre aos poucos e quando assustamos, se tornam essênciais, ainda que sem a convivência diária.

Bjs!

Déia disse...

Eu tb sou da Facu!!!! heeeeeee!!! Os amigos são irmãos que escolhemos!!! Amo todos os meus amigos e a felicidade deles também é a minha!!! Tudo de bom p/ ti Vá!!!