sexta-feira, 30 de maio de 2008

Você sabe por que sou fã do U2?


Uma das maiores bandas de rock do planeta, o U2 consegue romper as barreiras do mundo secular e religioso e levar, até hoje, mensagens bíblicas a todos os seus ouvintes. As músicas da banda além de me trazerem à tona sentimentos como o amor, paixão, curtição, também me levam a pensar em Deus. Isso é raro hoje em dia.

Ganhei de presente o livro Walk On – A jornada espiritual do U2, de autoria do ministro presbiteriano, Steve Stockman, e pude conhecer mais detalhes sobre a carreira dos integrantes e história da banda. Eu que já sou fã do U2 há anos, lendo o livro, fiquei mais fã ainda.

A narrativa não é tão envolvente quanto de um best-seller, e também senti falta da personificação do livro que poderia ter sido preenchida com uma entrevista. O que tem de bom é o relato fiel dos temas espirituais tratados pela discografia.

Apesar de viver a dicotomia entre o universo do rock’n roll e a vida cristã, Bono Vox coloca em suas músicas o que chamo de uma espécie de mensagem subliminar, só que voltada para as questões espirituais. Por exemplo, ora parece falar de uma musa inspiradora, ora de Deus, ou de decepções amorosas, mas que valem para as decepções com a igreja e com os cristãos mornos (como ele próprio intitula). Se você ler o livro vai entender do que estou falando.

Não é para se promover e ganhar o prêmio Nobel da Paz, que Bono milita pelas causas humanitárias dos países pobres. Desde o início, a banda nasceu com o propósito cristão, que ficou muito mais claro depois do sucesso. Tanto que um irmão da comunidade em que eles freqüentavam falou que recebera a revelação de que o U2 não deveria mais tocar. Acredito ser porque eles estavam se preparando para ir além dos muros das igrejas de Dublin. Imagina se esse desejo fosse mesmo inspirado? Imagina se o U2 deixasse se levar por uma questão legalista e parasse de vez?

Hoje, dá para perceber que foi melhor para o U2 não ser rotulado como uma banda evangélica. Afinal, eles conseguiram conquistar milhares de fãs no mundo inteiro, tanto pela qualidade musical, quanto pelas mensagens e, sugiro, também pelo ativismo. Na verdade, o U2 não se preocupa em se enquadrar nessa questão religiosa, aliás, vai muito além por ter sua fé baseada em Cristo e no exemplo Dele.

Quem é fã ou tem alguma admiração pelo U2, fica aí uma sugestão legal. E para quem não é, vale a pena ler para ficar sendo!

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Vanessa!!! Parabéns pelo seu comentário do livro, também achei que para o livro ficar perfeito só faltou a entrevista com o Bono, mas mesmo assim é um dos melhores livros que já li.

Um forte abraço.

Unknown disse...

JÁ FUI FÃ DESTE GRUPO .NADA TENHO CONTRA ELES MAS CONTRA O QUE ELES FAZEM.VANESSA E TDS OS DEMAIS QUE GOSTAM DO U2 ,SE VCS ESTUDAREM DE MODO CORRETO A BÍBLIA ,VERÃO QUE ,O QUE ELES FAZEM OS AFASTAM AINDA MAIS DE DEUS.ANALISEM E MEDITEM SE ELE FALA QUE DEVEMOS AMAR A DEUS ,DEUS QUER QUER ADOREMOS SOMENTE A ELE {ESTÁ NO PRIMEIRO MANDAMENTO EM ÊXODO 20}ENTÃO PORQUE VCS IDOLATRAM {ADORAM}O SR.PAUL HEWSON ,O BONO.ELE É UM HOMEM IGUAL A NÓS ,E SE ELE ,COMO DIZ EM SUAS LETRAS ,AMA A DEUS ,NÃO DEVE ENTÃO SE COLOCAR EM SEU LUGAR .EU ERA COMO VCS HOJE SÃO E...O CRESCIMENTO EM SABEDORIA NA VIDA ESPIRITUAL É COMO UM GRANDE CIENTISTA GANHADOR DO NOBEL,PRIMEIRO ELE APRENDE MATEMÁTICA ,DEPOIS FÍSICA,DEPOIS FÍSICA QUÂNTICA E ASSIM VAI CADA DIA APRENDENDO UM POUQUINHO,NÍNGUÉM NASCE SABENDO TD E ASSIM É COM VCS E COMIGO E COM TODO MUNDO .POSSO EU ABRIR O LEQUE ,EXPLICAR O QUE,QUEM ESTÁ POR TRÁS DE TODOS OS PROJETOS MUSICAIS DELES E DE OUTROS.REPITO EU QUERO BEM A ELES E A VOCêS.CASO QUEIRAM MANTER CONTATO MEU E-MAIL E´salimsantos@gmail.com.e...fiquem tranquilos ,pois JESUS está voltando!!

Agosto Dourado: você conseguiu amamentar?

  A campanha “Agosto Dourado” veio para promover o aleitamento materno e conscientizar sobre sua importância para a mãe e o bebê. Até os sei...