terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Minha Mamoplastia Redutora pela Unimed - Parte 3


Hoje vou para o terceiro capítulo. Estou contando detalhadamente tudo que senti, passei e ainda me lembro, para enriquecer a experiência.

Parte III: até a volta ao médico

Acordei com a enfermeira falando: - Vanessa acabou, vamos pra maca? Eu logo respondi e fui encaminhada para a sala de recuperação. Estava grogue demais e a primeira coisa que perguntei foi qual a quantidade retirada. A enfermeira já foi fofocando no meu ouvido: - Menina, Dr. Jorge tirou 1,1kg de cada mama, você está 2,2kg mais magra!

Fiquei feliz, imaginava que seria mais ou menos isso mesmo. Na sala de recuperação, eu não senti nada, só uma vontade enorme de fazer xixi (desculpe o termo, mas vou usar o coloquial mesmo). Pedi a enfermeira para colocar a comadre, só que travei toda. O enfermeiro chefe me ameaçou passar uma sonda caso não conseguisse urinar. Fiz tanta força que saiu só um pouquinho. Tanto que quando mexia parecia que meus pontos iriam arrebentar, essa sensação é constante no início.

A cirurgia durou cinco horas. No final, o doutor Jorge chamou minha mãe para levar o sutiã cirúrgico e saber notícias da operação. Ele contou que minha cirurgia foi um sucesso, eu estava me recuperando bem e perguntou se minha mãe queria ver.

Ela disse: - Ver a Vanessa?
Ele: - Não. Ver o que eu tirei da Vanessa.
Ela: - Quero sim!
Ele: - Hum! Corajosa!
Então minha mãe percebeu que a enfermeira carregava dois sacos. Ela pegou, sentiu o peso e falou que parecia gordura de frango com nervinhos! - Ecaaaaa!
Estava quase boa e a enfermeira veio cochichar comigo novamente: - Tem um moço lá fora querendo invadir o bloco cirúrgico de tanta ansiedade, o que ele é seu?
Eu respondi: - Esquenta não, é o Vitor, meu noivo, ele é assim mesmo!

Também pudera, eu só saí do bloco às 16h30.

Quando subi para o quarto já quis ir ao banheiro. A enfermeira negou, pois disse que minha pressão poderia cair e eu não sentir minhas pernas por causa da anestesia. Eu relutei e falei que se eu caísse, o Vitor me segurava. Enfim, missão cumprida, xixi eliminado!

A primeira sensação que tive ao passar a mão foi estranhar muito. Perguntei: - Uai, cadê os meus peitos? Quando olhei pra baixo e vi minha barriga, que susto! É verdade, eu não a enxergava antes! O Vitor comentou: - Nossa amor, sua aparência mudou, ficou ótima! E olha que eu estava com aquela cara de detonada!

Eu não senti nada com a anestesia, nem sequer um enjôo. Estava super bem. Só fiquei impressionada porque saiu muito sangue da cirurgia, que sujou os lençóis e meu sutiã, mas era um sangue morto, normal. A primeira e única noite no hospital foi uma penúria, pois senti muito desconforto em ficar numa posição só. Acordei minha mãe a noite inteira para levantar e abaixar a cama. Senti uma secura na boca e minha pressão baixava muito toda vez que levantava, foi só isso.

Na manhã seguinte, já tomei banho completo com ajuda da enfermeira e, logo em seguida, o médico me deu alta. Ao voltar pra casa, quase morri, porque o carro balançava demais. Os remédios receitados foram antibiótico, anti-inflamatório, analgésico, vitamina c e ácido fólico.

A parte mais difícil do pós-operatório foi dormir numa só posição e ficar longe dos meus goldens. O Bono e a Bella olhavam pra mim e choravam sem entender nada. No início, minha vó e minha mãe me ajudavam a fazer tudo. Levantar do sofá, da cama, pentear cabelo, subir a calcinha, pegar as coisas no alto e no baixo, tomar banho, carregar algo mais pesado, etc. (Aí você aprende o que é depender dos outros). Minha mãe me ajudava no banho, eu ficava sentada num banquinho de plástico, usava sabonete de glicerina. Lavei meus cabelos no salão, nos primeiros 15 dias, pelo fato de ser mais confortável. Fui muito paparicada por todos!

A mamoplastia redutora não é uma cirurgia dolorida, o uso de analgésico alivia a dor. O melhor jeito de se recuperar rápido é seguir as orientações médicas e ficar quietinha, sem levantar os braços. Eu fiquei muito inchada, tive alergia ao micropore, minha pele ficou super oleosa e meu couro cabeludo descamou. Eu não tive coragem de olhar no espelho nos três primeiros dias, mesmo estando com o curativo. Depois me acostumei.
Com cinco dias de cirurgia, eu tive que voltar ao médico para retirar o micropore e ser avaliada. Foi quando tive a primeira surpresa do pós-operatório...

13 comentários:

Iana Coimbra disse...

Cenas do próximo capítulo... Aff.... Escreve logo!!!!!!!!!! rs.

Bjs!

Ps: Olha a ansiedade da mulher!
Ps2: Vc se sentiu mais leve depois que saiu da cirurgia? Deu para sentir diferença instantânea?

Vanessa Trotta disse...

Nossa Iana,
Muita diferença! Senti uns 10kg mais leve, e principalmente aliviou a coluna! Fiquei mais ereta! rs
Quem não sabe o que eu fiz, acha que eu emagreci!
A diferença nas roupas é absurda! Mas isso são cenas do próximo capítulo! rsrsrs

Anônimo disse...

Vanessa, q máximo!
Mas vamos logo, pq assim vc me mata de curiosidade... rs
Tô esperando o prox. capitulo!
Bjinhos e obrigada mais uma vez por lembrar de mim!

Unknown disse...

Joyce Stephani julia de Alvarenga..


Que bom que pra Você foi assim.. eu estou no meu 2° dia apos a cirurgia... estou com muitas dores, principalmente nos pontos laterais o soutien esta apertando- os e eu nao consigo dormir.. e também estou com muitos enjôos... tantos que tenho a sensação de estar grávida.. a minha próxima consulta é na segunda 30/08.. a minha situação está insuportável .. não sei mais o que fazer....

Unknown disse...

Joyce Stephani julia de Alvarenga..


Que bom que pra Você foi assim.. eu estou no meu 2° dia apos a cirurgia... estou com muitas dores, principalmente nos pontos laterais o soutien esta apertando- os e eu nao consigo dormir.. e também estou com muitos enjôos... tantos que tenho a sensação de estar grávida.. a minha próxima consulta é na segunda 30/08.. a minha situação está insuportável .. não sei mais o que fazer....

Unknown disse...

ai por favor fala logo!!!!
vou fazer minha cirurgia dia 03/02 quero saber mais coisas!!!

Anônimo disse...

OI Vanessa,tudo bem querida?estou adorando seu blog,vou passar pelo cirurgiao sexta feira q vem..estou muito ansiosa pois meu sonho é fazer a mamoplastia..tenho escoliose cifose..meus seus sao grandes e desproporcionais ao meu corpo..tenho pernas finas..rsrsrs..estou tao ansiosa e com medo...me adiciona no msn vivi.yhanni@hotmail.com..queria conversar com vc se nao for incomodar..beijao !

Anônimo disse...

Olá,tudo bem?Estou com 45 dias de operada e também tive uma reação alérgica no 40° dia e estou tentando me recuperar disso.Que remédio você utilizou para a alergia?Isso prejudicou sua cicatriz?Desde já agradeço a ajuda que você puder me dar. :)
ELyne Rodrigues

Anônimo disse...

meninas acabei def azer mamoplastia redutora . sinto muitas dores ainda ... estou ansiosa.

Patricis disse...

Olá meninas fiz minha cirurgia dia 27/03, hoje fazem 9 dias e estou super bem...bem mesmo. Os primeiros 4/5 dias sã mais dificeis pq dependemos dos outros para tudo, mas agora ja estou fazendo muitas coisas sozinha...ir ao banheiro...até uma loças estou lavando....senti um pouco de dor, mas o remedio LISADOR me ajudou bastane a suportar..não é um dor terrivel, só incomoda....indico a todas...tirei 1,5 kilos e me sinto muito mais felizzzzzzzzzzzzzzzz

Paula disse...

Ola Vanessa!!

Adorei seu blog e sua experiência!!
Estou doida de vontade de fazer, mas tenho muito medo! Foi bom eu ler o que você e outras meninas passaram.. me deu um animo pra fazer!
Fiquei preocupada de ficar meses sem fazer nada.. sem sair.. sem malhar.. enfim..
Parabéns pelo blog! =)

Anônimo disse...

Vou fazer a minha mamoplastia de redução dia 15 , ler o seu blog ajudou muito ! :D

Beijinhos de Portugal

Unknown disse...

Oi coloquei minha protese faz um mes e estou com uma barriga parecendo gravida alguem mais passou por isto

Agosto Dourado: você conseguiu amamentar?

  A campanha “Agosto Dourado” veio para promover o aleitamento materno e conscientizar sobre sua importância para a mãe e o bebê. Até os sei...