quinta-feira, 9 de julho de 2009

Alimentos que combatem ansiedade, cansaço e depressão

Estou indo muito bem seguindo meu plano alimentar preparado pela nutricionista. Só tenho que me controlar um pouco mais nos finais de semana por causa das festas juninas e julhinas. Em compensação, durante a semana, é bom para fazer sopas (nesse friozinho do inverno) e contribuir com o emagrecimento.
Achei muito interessante alguns alimentos que a nutricionista me recomendou que combatem ansiedade, nervosismo e cansaço. Eles estimulam o sistema nervoso para acabar com a irritação e espantar a tristeza.

Confira:

Alface: ótima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, substância que funciona como calmante. Também é rica em fosfato. A falta desse elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço.

Banana: Pode acreditar, essa fruta tão comum na nossa alimentação diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranqüilo. Ela tem esses poderes por ser rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique porque possui vitamina B6 que produz energia.

Espinafre: A verdura contém potássio e ácido fólico que previnem a depressão. Além disso, espinafre tem magnésio, fosfato e vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.

Frutos do Mar: Eles têm zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade. Também são boas fontes de proteína e gordura saudável (ômega 3), essencial para o bom funcionamento do coração.

Jabuticaba: essa frutinha contém ferro – que combate a anemia – e vitamina C que aumenta as defesas do organismo. Suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos. Além disso, a jabuticaba é rica em carboidratos que reanimam.

Laranja: rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, ela ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O cálcio, presente em sua composição, é relaxante muscular e combate o estresse. Ainda é energética, hidratante e previne a fadiga.

Ovos: os nutrientes dos ovos que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência delas pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória.

Uva: Essa fruta tem boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Também é energética.

É preciso lembrar que esses alimentos devem ser incorporados à dieta na medida e porções certas, sem abuso.

4 comentários:

Unknown disse...

Olá,

gostaria de contar com sua ajuda. Sou jornalista e descobri este blog realizando uma pesquisa na rede para uma matéria que estou apurando sobre dietas e uso de derivados de anfetaminas. Li o post de 21/01/2009 e vi que a internauta GRAMNA fez um comentário interessante. Gostaria de entrevistá-la para a matéria(se ela preferir, podemos manter o anonimato dela). Por gentileza, você teria como me colocar em contato com ela?

Meu e-mail é claudel9@gmail.com

Valeu a atenção.

Um abraço,
Cláudia

Iana Coimbra disse...

Esse sushi tá me fazendo morrer de desejo toda hora que passo aqui!

Cris disse...

Eu estava fazendo uma pesquisa no Google sobre disciplina e acabei parando aqui no seu blog.
Fui lendo seus posts e resolvi te seguir!
Ahhhh e que bom que vc parou com as pilulas e a sua "doce ilusão". Temos que acreditar que somos capaz! ;)

bom final de semana!

Beijos

Anônimo disse...

Vai me ajudar muito

Agosto Dourado: você conseguiu amamentar?

  A campanha “Agosto Dourado” veio para promover o aleitamento materno e conscientizar sobre sua importância para a mãe e o bebê. Até os sei...