terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Vencendo a ansiedade de emagrecer

O mais difícil na hora de fazer dieta de emagrecimento ou reeducação alimentar é ficar se cobrando resultados rápidos. Ao iniciar uma dieta, na primeira semana já quero ter dado uma emagrecida boa e sempre acabo frustrada, pois a cada recomeço, após o efeito sanfona, meu metabolismo é mais lento e tenho mais dificuldades para emagrecer. Resolvi então acabar de vez com essa ansiedade em perder os quilos a mais. Meu segredo é a conscientização. Está dando certo até agora e vou continuar assim.

É o seguinte: como quero um resultado definitivo, estou aprendendo a me conscientizar de que vou mudar meus hábitos alimentares pelo resto da vida. Isso, é óbvio, implica em fazer algo rotineiro com resultado a longo prazo e ao mesmo tempo prazeroso, para não perder o fim da meada. Estou trabalhando com muita paciência, por exemplo, quando tenho uma festa ou combino de sair com as amigas, tento controlar a quantidade que vou comer, mas não me proíbo de comer nada. Divirto-me bastante e não abro mão de comer o que todas as pessoas comem só porque estou de dieta, mas abro mão de me fartar dos excessos como costumava fazer. Quando como algo calórico e ultrapasso meu limite, não tem problema, no outro dia recomeço do zero, afinal, deslizes acontecem. Não posso esmorecer.

Tudo bem que no começo você deve evitar sair da dieta, pois é bom ganhar fôlego no início, mas o que está em jogo é o sucesso da permanência. Bom, estou escrevendo isso até para mim mesma, pois minha maior falha na hora de emagrecer, repito, é querer resultados rápidos mudando radicalmente meu estilo de vida, o que não vou conseguir manter depois. Daí surge a impaciência, o desânimo, a ansiedade, o fracasso e o efeito ioiô. Estipulei uma meta alcançável: se emagrecer 2kg por mês, no final do ano estou 24kg mais magra. Se não conseguir os 2kg e somente 1kg no mês, também ficarei feliz, pois meus novos hábitos me acompanharão pelo resto de minha vida.

2 comentários:

Unknown disse...

Você vai conseguir!
UM beijo, Ivy

Schettino disse...

Com esta cabeça você, definitivamente, controlará para sempre seu peso! Parabéns!

Agosto Dourado: você conseguiu amamentar?

  A campanha “Agosto Dourado” veio para promover o aleitamento materno e conscientizar sobre sua importância para a mãe e o bebê. Até os sei...