sexta-feira, 13 de março de 2009

Dicas de Etiqueta

Sempre tive dúvidas de como me comportar à mesa ao, por exemplo, comer um pedaço de frango. Será que pego com as mãos? Então, vasculhando na net, achei essas dicas de etiqueta. Há quem ache fútil, mas particularmente, considero sempre bom aprender boas maneiras.
Confira:
- Se o pedaço de frango tiver osso, não hesite, pegue-o com a mão. Se não tiver, corte-o normalmente com a faca.

- Não utilize faca para comer massas. Enrole o macarrão no garfo, com a ajuda de uma colher. No caso de uma lasanha corte-a com o garfo.

- Pode ser usado talher próprio para comer peixe. Mas se o peixe for frito, utilize apenas o garfo. Ao mastigar um peixe com espinha não perca a classe. A forma mais sutil de se livrar dela é cobrir a boca com a mão esquerda em forma de concha, pegar a espinha com os dedos polegar e indicador e colocá-la num canto do prato.

- Para comer pudim, sorvete ou creme use sempre a colher e se precisar de uma ajuda use o garfo.

- Além de sopa pode ser servido em prato fundo: massas com molho. Nesse caso, o prato fundo vai à mesa sobre um prato raso, sobremesas cremosas, risotos e mocotó.

- Tanto a azeitona como as frutas que enfeitam a borda do copo de um drinque podem ser comidas. O melhor é fazê-lo rapidamente para que não se torne incomodo tomar a bebida.

- Quando for servir o café, arrume as xícaras, com a base no pires, e o bule na bandeja. Caso a dona da casa não queira colocar o bule na bandeja, as xícaras poderão ser levadas com o café já servido. Ofereça o café sempre sem açúcar.

- Em mesas finas não há paliteiros. O ideal é deixar os palitos visíveis para os convidados no banheiro social.

- Não é delicado interromper a refeição de ninguém em um restaurante. Quando a intimidade é grande, cumprimente rapidamente, sem pegar na mão ou fazer as pessoas se levantarem.

- Pegue os salgadinhos com a mão, o guardanapo serve apenas para limpar os dedos e os lábios antes de levar o copo à boca. Os guardanapos não devem ser trocados a cada novo salgado.

- Caso você morda um salgadinho e o queijo insiste em esticar, o ideal é cobrir a boca com um guardanapo para poder partir o queijo com os dentes e remover o excesso com o próprio guardanapo.

- As taças de champagne devem ser servidas só pela metade para a bebida não esquentar antes de chegar ao fim.

- Quando terminar de comer, coloque os talheres paralelamente sobre o prato. Tanto faz que seja na horizontal, diagonal ou na vertical, mas mantenha a faca acima do garfo ou à direita.

- Se você estiver jantando em casa de amigos e o prato principal tiver o ingrediente que você tem alergia, aceite apenas os acompanhamentos, sem fazer alarde. Se a dona da casa perceber, diga a verdade. Mas se o problema for não gostar da comida, peça para servirem pouco e coma somente a guarnição. Para disfarçar toque a comida com os talheres.

- Se precisar ir ao banheiro no meio de um jantar, peça licença à pessoa que estiver sentada ao seu lado, tomando o cuidado de não interrompê-la se ela estiver falando.

- Caso esteja resfriada e precise espirrar, coloque a mão em concha sobre o nariz e os lábios e tente espirrar sem fazer barulho, mantendo a boca fechada.

2 comentários:

Iana Coimbra disse...

Adorei as dicas. ;)

Anônimo disse...

Legal!
Agora, vou pegar as asinhas de frango com as mãos sem dó nem piedade...rsrs
Bjs!!!

Agosto Dourado: você conseguiu amamentar?

  A campanha “Agosto Dourado” veio para promover o aleitamento materno e conscientizar sobre sua importância para a mãe e o bebê. Até os sei...